Na tarde do dia 03 de maio de 2014, à partir das 15:00h, a Legião de Maria realizou um o terço meditado, no primeiro mistério gozoso, contemplamos A Anunciação do anjo Gabriel a Nossa Senhora.
No Segundo Mistério gozoso contemplamos a Visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.
No Terceiro Mistério gozoso, contemplamos o Nascimento de Jesus em Belém.
No Quarto Mistério gozoso, contemplamos a Apresentação do menino Jesus no templo.
E no Quinto Mistério, contemplamos o Encontro de Jesus no templo entre edoutores da lei.
Em seguida, os legionários iniciaram o momento de encontro pessoal com Cristo Ressuscitado na Adoração ao Santíssimo.
Em 30 de março de 2014, aconteceu a Festa da Acies, que para os legionários, é o
compromisso com o coração de Maria, uma festa que acontece
todos os anos, onde se compromete com a igreja a trabalhar com mais intensidade
pela salvação das almas, pela conversão dos pecadores, relembrando também, que todos
os membros da legião devem se comprometer com o trabalho de evangelização na
igreja.
|
NO MUNDO
A semente da Legião de Maria foi lançada no mundo pelo seu fundador Frank Duff, um dos grandes católicos do século XX - um homem fora de série.
A Legião de Maria é uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, se constituíram em Legião para travar a luta contra o mal que existe no mundo. Este exército teve a mais humilde das origens surgiu espontaneamente, sem premeditações de regras e práticas. O primeiro alistamento de legionários realizou-se em Myra House, Francis Street, Dublin, Irlanda, às 20 horas do dia 07 de setembro de 1921, véspera da festa da natividade de Nossa Senhora. O aspecto daquela reunião foi idêntico ao das reuniões legionárias que depois viriam a se efetuar em toda a terra.
NO BRASIL
A Legião de Maria no Brasil foi implantada primeiramente no Rio de Janeiro. A data oficial de fundação foi 24 de outubro de 1951. O Irmão João Creff foi o grande responsável pela fundação, acompanhou todo trabalho de fundação, desmembramento, formação da Curia. Foi ele que mostrou a Dublin a necessidade de um enviado do Concilium Legionis ao Brasil. A primeira enviada foi a irmã Joaquina Lucas (Filipina), que em 1954 recebeu o Irmão Alfonso Lambe.
Em 1954 foi fundada a Legião de Maria em São Paulo e com a progressão dos trabalhos de expansão em 21 de junho de 1959 o Concilium Legionis fundou em São Paulo o primeiro Senatus do Brasil, sendo este o primeiro do mundo em língua portuguesa.
Em 06 de novembro de 1959 foi fundado o Senatus do Rio de Janeiro, tendo como presidente a Irmã Yolanda Vieira Ribeiro, responsável pela fundação da Legião de Maria em Sergipe.
Entre 13 a 20 de julho de 1956 foram fundados seis praesidia em Salvador. Após seis meses de trabalho fundou-se a Curia Imaculada, tendo como presidente a Irmã Julina Almeida. Ainda em 1957 chega ao Brasil uma nova enviada – Irmã Mary Clerkin, expandindo a Legião nas Dioceses da Bahia. Em 31 de maio de 1975, fundou-se a Regia Imaculada – Salvador, que em 1986 foi elevada a Senatus, sendo este o primeiro do Nordeste. Sua primeira presidente foi a Irmã Bernadete Soares Carneiro.
EM SERGIPE
Em princípios de julho de 1959, chegaram a Aracaju as irmãs Yolanda Vieira Ribeiro - Rio de Janeiro e Julina Almeida – Salvador, atendendo às orientações da enviada Mary Clerkin. Frei Jerônimo aguardava pelas legionárias, e já havia marcado uma audiência com Dom José Vicente Távora que abriu as portas da Diocese para a Legião de Maria. A primeira paróquia visitada foi São Pio X, no bairro 18 do Forte, sendo fundados dois praesidia, um somente de homens – Rainha do Sacratíssimo Rosário e outro apenas de mulheres – Rainha da Paz. Naqueles mesmos dias outras paróquias foram visitadas, como São José e Catedral. Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, monsenhor João Moreira Lima recebeu e hospedou as legionárias em sua casa, sendo então fundado o Praesidium Rainha dos Apóstolos, o único daquela época que persistiu até hoje.
Em 02 de setembro de 1959 foi fundada a Curia Divina Pastora. Com o crescente trabalho da Legião no Estado em 21 de abril de 1975 foi fundada pelas irmãs Antonieta Rios de Azevedo e Maria Amália – Salvador, a Curia Mãe da Divina Graça, tendo como primeira presidente a irmã Maria Deuma de Souza Alves.
Com a expansão da Legião no Estado, em 07 de novembro de 1982 foi fundado o Comitium Magnificat, primeiro no Estado, tendo como presidente a irmã Maria Clélia Nunes Mota, Dom Hildebrando Mendes Costa o primeiro Diretor Espiritual.
Em novembro de 1996 a Curia Mãe da Divina Graça foi elevada a Comitium, sendo Nilza Silva Oliveira a presidente.
O Senatus de Salvador que ao longo dos anos assistiu a Legião de Maria em Sergipe começou a anunciar ao Concilium Legionis a necessidade da fundação de uma Regia em Aracaju. Em 2007 os Senhores Bispos Dom José Palmeira Lessa, Dom Marco Eugênio e Dom Mário Rino Sivieri enviaram carta ao Concilium Legionis solicitando a fundação da Regia de Aracaju. A resposta de Dublin veio no dia 22 de maio de 2007, autorizando a elevação do Comitium Mãe da Divina Graça a Regia. Em 21 de julho de 2007 a irmã Maria da Luz, presidente do Senatus de Salvador, acompanhada do Frei Ronaldo Marques (Diretor Espiritual do Senatus) e dos irmãos Narciso e Bernadete Carneiro vieram a Aracaju oficializar a fundação da Regia Mãe da Divina Graça.
Primeira Diretoria da Regia Mãe da Divina Graça:
Diretor Espiritual: Padre Valdson Santos Azevedo
Presidente: Lícia Violeta de Souza
Vice-Presidente: Maria Marilene de Souza
Primeira Secretária: Nilza Silva Oliveira
Segunda Secretaria: Claire Nunes Mota
Primeira Tesoureira: Maria da Costa Andrade
Segunda Tesoureira: Maria Deuma de Souza de Souza Alves
Em 02 de maio de 2008 foi inaugurada a Sede Oficial da Legião de Maria em Sergipe, situada à Rua Carlos Correia, 184, bairro Siqueira Campos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário